Bernardino Machado - Presidente da República Portuguesa
Eduardo Santos Carneiro/Biografias
Apresenta:
BERNARDINO MACHADO
Figura portuguesa ilustre, de quem já se falou e estudou bastante.
Devo apenas retrata-lo, reportando-me a notas biográficas retiradas de livros e de um jornal semanário de Vila Nova de Famalicão, vou portanto recuar ao tempo de Bernardino Machado e fazer um retrato escrito de como ele era visto no início do século XX, na sua terra – Vila Nova de Famalicão. “Bernardino Luís Machado Guimarães nasceu em 28 de Março de 1851 no Rio de Janeiro, para onde seu pai António Luís Machado Guimarães, emigrara, ido da freguesia de Joane, concelho de Vila Nova de Famalicão.
Bernardino Machado, filho dos que viriam a ser os primeiros Barões de Joane, sempre se orgulhou da sua ascendência plebeia.
Fez os seus estudos secundários no Porto e os superiores em Lisboa onde frequentou a antiga faculdade de Matemática até ao terceiro ano, passando depois para a de Filosofia. Numa e noutra alcançou os primeiros prémios” (61).
“Formou-se em filosofia (1873).
Aprovado plenamente foi nomeado professor da faculdade de Filosofia em 28 de Fevereiro de 1877. Tinha então vinte e seis anos” (62).
O jornal «Estrella do Minho» dá grandes elogios a Bernardino Machado, exaltando a sua personagem.
“O sr. Conselheiro Bernardino Machado, o mais fino ornamento de pedagogia de que o paiz justamente se orgulha tanto mais que esse bello atributo se dá as mãos com o seu carácter diamantino, alma aberta para tudo quanto seja praticar o bem …” (63).
Bernardino Machado, já em 1903 se assumia como um republicano e isso pode ver-se numa nota que profere numa conferência em Lisboa.
“-Depois de uma análise feita à obra dos partidos monárquicos que governam o paiz, declarou nada mais podermos esperar d’elles e que apenas via no partido republicano a única entidade em que era dado esperar-se a radical reforma dos processos governativos e a salvação do paiz” (64).
“Bernardino Machado, figura republicana ilustre, educador, pedagogo, professor universitário, parlamentar, embaixador, duas vezes chefe do governo e outras tantas Presidente Eleito da República, incansável batalhador pela causa democrática – que Vila Nova de Famalicão sua terra natal presta homenagem” *
(61) Bernardino Machado, Breves Notas Biográficas, Porto, 1984
(62) Idem, Ibidem
(63) in Estrella do Minho – Famalicão, 07/Out/1900, “Dr. Bernardino Machado”, p.1
(64) in Estrella do Minho – Famalicão, 08/Nov/1903, “Conselheiro Bernardino Machado
*CARNEIRO, Eduardo Manuel Santos (1997) -"Actividades Sócio-Culturais, Comerciais e Personalidades de V. N. Famalicão no início do século XX", Boletim Cultural nº 14, V. N. Famalicão, 1997.
EduardoSantosCarneiro-Biografias
https://www.facebook.com/Hist%C3%B3riGeo-Portugal-130500857025122/